Especialidades

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
Terapia do Sono
Mais de 40 millhões de adultos Brasileiros tem apneia do sono e menos de 5% sabem do seu diagnóstico e buscam o tratamento.
O Ronco e o cansaço durante o dia são os principais sintomas, além desses dois, acordar com dor de cabeça, a irritabilidade, levantar muitas vezes para ir ao banheiro durante a noite são outros sinais que nos fazem pensar no diagnóstico de Apneia do Sono.
Porque isso é tão impactante?
Pois a Apneia do Sono é uma doença de tem alta relação com o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a Hipertensão arterial, o Infarto e o AVC, além de ter grande relação com o surgimento do Diabetes (Frost & Sulivan, 2016; Benjafield et al., 2019).
Mas o que é Apneia do sono?
É um distúrbio caracterizado pela obstrução da via aérea superior, ou seja, os músculos da garganta relaxam a ponto de obstruir a passagem de ar para os pulmões, e isso faz com que a respiração se torne superficial ou até pare, reduzido a quantidade de oxigênio para o cérebro e para todo o corpo.
Essa obstrução faz com o individuo acorde muito durante a noite, tendo um sono mais superficial, podendo causar fadiga e uma sonolência em excesso durante o dia.
Como eu fico sabendo se tenho Apneia do Sono?
​
O exame padrão ouro é a Polissonografia. Nesse exame você precisa dormir em uma clínica e será monitorado durante toda a noite.
Aqui na Unum contamos com uma Polissonografia tipo IV, que pode ser realizada no conforto da sua casa, e nos dará o diagnóstico.
E como é o tratamento da Apneia do Sono?
Para quadros de Apneia do Sono Moderada e Grave o tratamento de primeira escolha é o uso da pressão positiva nas vias aéreas, mais conhecido com CPAP.
O equipamento de CPAP vai gerar uma pressão que manterá a base da língua na sua posição ideal, não permitindo com que as obstruções aconteçam.